A avaliação diagnóstica pode ser
realizada no sentido de conhecer não somente a realidade da aprendizagem do
aluno, a respeito de conteúdos, mas considerar outros aspectos sociais e
culturais que envolvem esta aprendizagem, por isso ela não ocorre de maneira
isolada. Segundo Luckesi (2005), para que a avaliação diagnóstica se
concretize, é relevante realizar uma avaliação
comprometida com a concepção
pedagógica. Para o autor, ela deve estar
comprometida com uma proposta pedagógica histórico-crítica, "uma vez que
esta concepção está preocupada com a perspectiva de que o educando deverá
apropriar-se criticamente de conhecimentos e habilidades necessárias à sua
realização como sujeito crítico dentro desta sociedade que se caracteriza pelo
modo capitalista de produção" (LUCKESI, 2005, p. 82). Nesta compreensão, a
avaliação diagnóstica não ocorre de forma estanque e tem como característica o
aspecto preventivo, já que ao conhecer
as dificuldades dos alunos no início do processo educativo, é possível prever suas
reais necessidades e trabalhar em prol de seu atendimento, por exemplo os
resultados das avaliações internas da escola (avaliação, seminário, produção de
texto e outros) e as avaliações externas (ANA, Prova Brasil, ENEM) são
resultados que possibilitam uma reflexão da aprendizagem significativa dos
alunos.
Estes resultados então, contribuirão
para que o docente desenvolva um planejamento real da turma com a qual
trabalha. By Márcia Roza Lorenzzon com
a colaboração de Janaina Szpakowski
Comentários
Postar um comentário