Pular para o conteúdo principal

Avaliação Diagnóstica


A avaliação diagnóstica pode ser realizada no sentido de conhecer não somente a realidade da aprendizagem do aluno, a respeito de conteúdos, mas considerar outros aspectos sociais e culturais que envolvem esta aprendizagem, por isso ela não ocorre de maneira isolada.   Segundo Luckesi (2005),  para que a avaliação diagnóstica se concretize, é relevante realizar uma avaliação  comprometida com a  concepção pedagógica. Para o autor,  ela deve estar comprometida com uma proposta pedagógica histórico-crítica, "uma vez que esta concepção está preocupada com a perspectiva de que o educando deverá apropriar-se criticamente de conhecimentos e habilidades necessárias à sua realização como sujeito crítico dentro desta sociedade que se caracteriza pelo modo capitalista de produção" (LUCKESI, 2005, p. 82). Nesta compreensão, a avaliação diagnóstica não ocorre de forma estanque e tem como característica o aspecto preventivo,  já que ao conhecer as dificuldades dos alunos no início do processo educativo, é possível prever suas reais necessidades e trabalhar em prol de seu atendimento, por exemplo os resultados das avaliações internas da escola (avaliação, seminário, produção de texto e outros) e as avaliações externas (ANA, Prova Brasil, ENEM) são resultados que possibilitam uma reflexão da aprendizagem significativa dos alunos.
Estes resultados então, contribuirão para que o docente desenvolva um planejamento real da turma com a qual trabalha.   By Márcia Roza Lorenzzon com a colaboração de Janaina Szpakowski

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do livro: "Imagens Quebradas" de Miguel Arroyo

                Qual a imagem  fazemos de nós mesmos e de nossos alunos? Muitos alunos são rotulados pela raça, situação econômica, cor, religião, mas ele é ser humano, ele tem os seus direitos e deveres. Este olhar precisa ser repensado por  nós professores, primeiro respeitarmos a nós mesmos e depois entender o outro, que pode ser quem  encontraremos, na rua, na escola, na padaria, na igreja, na lanchonete....                                                         Ou em qualquer lugar!

Ipês/Av. Campo Grande, Primavera do Leste

Primavera, cidade das flores, dos amigos e dos amores! A cada dia nasce vida nova, colorida... Cidade que acolhe e que nos faz feliz!

Enriquecer a leitura e a escrita

         Para acessar o link, clique no título em azul      Enriquecer a   leitura e a escrita Ler é uma das competências mais importantes a serem trabalhadas com o aluno, principalmente após recentes pesquisas que apontam ser esta uma das principais deficiências do estudante brasileiro. Não basta identificar as palavras, mas fazê-las ter sentido, compreender, interpretar, relacionar e reter o que for mais relevante. Esta seção traz títulos de artigos que abordam a questão da leitura e da literatura.    Artigos Subsídios para trabalhar com poesia em sala de aula. Miriam Mermelstein. Sobre o gosto da leitura na escola. Miriam Mermelstein. Formação de Leitores: um salto necessário para a escola pública. Maria Aparecida Ceravolo Magnani. Série Idéias n.13. São Paulo: FDE, 1994. p. 13-14. A Importância da Leitura na Sociedade...