1. Id. Polo:UAB 3
2. Cidade: Primavera do Leste 3.UnB
4. Nome Tutor: Alessandra
5. Nome Projeto: A música como Linguagem Social
6. Nome do Representante: Márcia Roza Lorenzzon
7. Nome do Suplente: Gilson Nunes Wellington Soares
8. Tema a ser abordado:
( x ) Ética
( ) Pluralidade Cultural
( ) Saúde
( ) Sexualidade
( ) Trabalho e Consumo
( ) Meio Ambiente
9. O Tema escolhido esta inserido em outra(s) disciplina(s) que você esta cursando na UAB?
( ) SIM ( X ) NÃO
10. EAP do Projeto Colaborativo
Pretendemos com este projeto, incentivar a prática musical através do canto de letras que interaja com o meio social, respeitando as diversidades individuais e culturais. Socializaremos através da plataforma moodle as pesquisas relacionadas ao tema: A música como linguagem social, com letras de músicas e canto que será apresentada para os colegas do curso e para os tutores.
11. Objetivos do Projeto Colaborativo
Através da pesquisa colaborativa, apresentaremos estratégias musicais que auxiliarão no ensino aprendizagem nas escolas.
Postaremos no blog o projeto com letras musicais, atividades interdisciplinares que objetivará ao leitor conhecer mais sobre a linguagem musical.
12. Expectativa (o que será o produto)?
Este produto será uma ferramenta de divulgação sobre como a música pode colaborar para o crescimento cultural da sociedade.
Ampliará os repertórios e fará uma conexão importante para a aprendizagem musical, levando em consideração a letra, o ritmo e sons diversos.
A música como linguagem social
A música está presente nas nossas vidas, no cotidiano e muitas vezes no ambiente de trabalho. Temos as nossas preferências e podemos escolher aquela que mais fala ao nosso coração.
A música teve vários momentos e acompanhou a história do Brasil, passando pela época das músicas tocadas em igrejas, depois na época da ditadura e hoje vemos tantas letras e ritmos que pode agradar as pessoas. Podemos selecionar aquelas que mais nos agrada e aquelas que trazem mensagens como, valores e ética. Muitos professores e músicos profissionais estão comprometidos com a importância da música que está sendo ensinada ou cantada pelos alunos em geral.
Os poucos músicos que já são educadores, podem contribuir para que a letra e a canção contribua para o intelecto destes alunos e que diante do ensino de diversos estilos e épocas, o aluno possa entender e valorizar as letras que muitos deles não as conhecia.
Para o código de Ética da música, educadores e músicos profissionais desempenham funções fundamentalmente diferentes:
• Educadores musicais contribuem para a música na nossa sociedade, promovendo a ensinar música nas escolas, faculdades e universidades, e a promoção de um maior interesse em música e ao estudo da música.
• Os músicos profissionais contribui com sua performance de música para o público em promover o gozo e a compreensão da música. Este Código se preocupa principalmente com esse papel, embora os músicos profissionais também contribuir, fornecendo música para casamentos, funerais e cerimônias religiosas.
Também podemos destacar a ética entre os músicos, o convívio e o relacionamento nos shows. O cantor Netinho também escreveu sobre a ética na profissão, e fala sobre o bom relacionamento que se deve ter com os colegas cantores e respeitá-los até nos palcos.
Hoje parece que até as relações entre pessoas estão desgastadas e isso nos faz buscar diferenciadas estratégias para a construção de uma narrativa que constrói conhecimentos e auto-conhecimento na comunicação entre os seres.
A música pode ser um instrumento pelo qual o professor contextualize as letras, os ritmos e a mensagem, que pode ser relevante para a formação cidadã dos mesmos. Música enquanto linguagem contribui para o crescimento integral do ser humano, no seu desenvolvimento intelectual, cognitivo, cultural, ético e estético.
Penna (1990, p37), já relatava sobre a necessidade de abordar os gostos e repertórios musicais presentes nas escolas, podendo ancorar a cultura que a comunidade apresenta.
Falar de gostos musicais, de repertórios, impulsiona indagações, preocupações e até preconceitos, já que as histórias de vida, no plano axiológico, são distintas, embora transversais. O professor como mediador de conhecimentos, terá que planejar as suas ações, e reconhecer a cultura de seus alunos, tornando o papel da música como instrumento pedagógico escolar.
Segundo Vigotski (2005), a linguagem nas suas diferentes manifestações, é constituinte dos sujeitos. A música como linguagem artística é de natureza social, é organizada e fundamentada culturalmente. Está presente em inúmeras práticas sociais, sendo impregnada de valores e significados atribuídos pelos sujeitos que a produzem e que a apreciam, pois, ética e estética são indissociáveis.
Quanto o Prof. Dr. Antonio Alexandre Bispo Universidade de Colonia Academia Brasil-Europa de Ciência da Cultura, o educador musical surge, nessa perspectiva, como um agente de libertação. A função da Educação Musical, não diz respeito à estética, mas a cognição e a ética.
O Educador Musical não deve apenas saber ler e analisar os sinais de nossa realidade sonora diversificada – deve estar preocupado com o aprimoramento do próprio caráter. Ele não é, reiterando, o esteta, nem também o cientista ou o filósofo. O seu objetivo último é a inteligência, não aquela capacidade do intelecto, da razão, mas sim a de uma instância mais profunda e fundamental, a inteligência dos corações.
Temos a música ao nosso favor, cada pessoa tem seus gostos, suas manifestações culturais para cada momento. Ela também nos remete muitas recordações, manifesta sentimentos de felicidade, angústia, tristeza e de forma de protesto, ela é a arte propagada pela música, é diversificada e cada músico tem seus gostos de compor, agrega assim seus fãs. Através da música podemos ancorar os gostos de nossa comunidade escolar e ampliar os novos, levar o gosto da música clássica, erudita, a MPB e outros estilos, estes possuem história através das letras e do momento vivido. Os alunos devem ser instigados a conhecer e apreciar novos estilos, assim, poderão distinguir músicos que fizeram história de luta, reivindicação de classe e até de protestos.
Outra ferramenta que está colaborando com o conhecimento musical é a internet, temos sites de pesquisa que ora contempla temas relevantes para a construção da cidadania. Podemos adicionar blogs, sites, por exemplo, que tratam de temas sobre a música na escola, como a ética, a música social e outros.
A internet também está ao nosso favor e através do planejamento prévio, o professor pode inserir nas aulas a música como linguagem social, através de vídeos, letras e ritmos musicais para o aprimoramento cultural dos alunos, podendo ser dissiminados à sociedade.
A música é um meio de vivência a comunicação desde os primeiros anos de aprendizagem e as crianças aprendem a ouvir sons, a reconhecer diferenças entre eles e podem utilizar os diferentes jogos e brincadeiras musicais, pois há uma identificação natural da criança com a música.
A linguagem é utilizada como forma de instrumento entre os homens, em que a mesma possui influências sociais. O professor pode utilizar os recursos poéticos, como ritmo, rimas, paródia, reforçando a linguagem musical como recurso didático, ligando o sonoro ao escrito.
Para o PCN’s (1988), as músicas permitem ser utilizadas de várias maneiras, como, a interpretação e composição, a expressão e comunicação, apreciação envolvendo a compreensão da música como produto histórico e cultural.
Os professores podem desenvolver atividades referentes ao cotidiano das pessoas e dos alunos, que podem tratar de problemas atuais, históricos e fenômenos naturais.
A tecnologia pode ser a aliada da educação, os alunos recebem informações a todos os instantes, através da internet, televisão, rádio, que são meios de comunicação mais usados pelos alunos.
Como exemplo, temos os ritmos hip hop, rap que as crianças apreciam os ritmos, as batidas e efeitos sonoros. Seria interessante que o professor de Artes e em especial o de Música possa elaborar projeto interdisciplinar para trabalhar em sala os diversos ritmos e letras, assim estimular o interesse no próprio aluno.
A música também pode propiciar contextualização no processo de ensino aprendizagem, através das áreas de Linguagens, para que o mesmo obtenha facilidade na assimilação dos conteúdos propostos desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental e médio.
Avaliação do Projeto
Esta pesquisa colaborativa proporcionou um conhecimento sobre o ensino consciente e ético da Música nas escolas.
Pudemos reconhecer que o ensino da música pedagogicamente ensinada é algo novo nas escolas e que há necessidade de promover pesquisas e estudos para a implementação da música no currículo escolar.
Os Educadores de Arte e em especial de Música reconhecem que a música é uma das linguagens que está presente desde a infância, representada pelas cantigas de ninar. O professor de Arte pode aprimorar todo o conhecimento e interagir com os diversos ritmos musicais inseridos na mídia e nas tecnologias.
Portanto que seja oportuno o ensino das linguagens através da musicalização em todos os níveis de ensino, promovendo a cidadania, a ética e os valores tão importantes pra a formação do ser humano.
Referências Bibliográficas
www.menc.org
http://www.axezeiro.com.br/noticia/festas/2299,netinho-fala-de-etica-na-musica.html
www.artigonal.com › Educação
pt.wikipedia.org/wiki/Música
BORGES, Alyne Silva. A música como recurso didático no processo de ensino aprendizagem na Linguagem, Recanto das Letras, 2011.
Tradução em Inglês
Id Polo: UAB 3
2. City: Spring Eastern 3.UnB
4. Tutor Name: Alessandra
5. Project Name: Social Music as Language
6. Name of Representative: Marcia Roza Lorenzzon
7. Alternate Name: Gilson Nunes Wellington Souza
8. Subject to be discussed:
(X) Ethics
( ) Cultural Pluralism
( ) Health
( ) Sexuality
( ) Work and Consumption
( ) Environment
9. The theme chosen this inserted into the other (s) discipline (s) that you are enrolled at UAB?
( ) YES (X) NO
10. EAP Collaborative Project
We intend with this project, encourage the practice of music through singing the lyrics that interact with the social environment, respecting individual and cultural diversity. Socialize through the platform moodle related research theme: music as social language, with lyrics and vocals that will be presented to colleagues and the course tutors ..
11. Collaborative Project Goals
Through collaborative research, will present musical strategies that will assist in teaching and learning in schools.
Post to blog with lyrics for the project, interdisciplinary activities that will aim the reader to know more about the musical language.
12. Expectancy (which is the product)?
This product is a marketing tool for how music can contribute to the cultural growth of society.
Expand the repertoire and make an important connection to musical learning, taking into account the lyrics, the rhythm and sounds different.
Music as social language
The music is present in our lives, and often in the daily workplace. We have our preferences and we can choose the one that speaks most to our hearts.
The song had several times and followed the history of Brazil, through the times of the songs played in churches, then during the dictatorship and today we see so many lyrics and rhythms that can please people. We can select those most like us and those that carry messages such as values and ethics. Many teachers and professional musicians alike are committed to the importance of music being taught or sung by the students in general.
The few musicians who are already teachers, can contribute to the song lyrics and contribute to the intellect of these students and on teaching various styles and periods, the student can understand and appreciate the many letters that do not know.
Code of Ethics for music educators and professional musicians play fundamentally different roles:
• Music Educators contribute to the music in our society, promoting music teaching in schools, colleges and universities, and promote a greater interest in music and music study.
• Professional musicians contribute their performance of music for the public to promote the enjoyment and understanding of music. This Code is concerned primarily with this role, although professional musicians also contribute by providing music for weddings, funerals and religious ceremonies.
We can also highlight the ethical among musicians, living and relationships in the show. Netinho The singer has also written about ethics in the profession, and talks about the good relationship that should be taken with fellow singers and respect them up on stage.
Today it seems that even the relationships between people are worn out and it becomes necessary to find different strategies to construct a narrative that builds knowledge and self-knowledge.
Music can be an instrument by which the teacher contextualize the lyrics, rhythms and the message it brings and what may be relevant to the formation of citizens themselves. Music as language contributes to the growth of the human being, in their intellectual, cognitive, cultural, ethical and aesthetic.
Penna (1990, p37), as reported on the need to address the tastes and musical repertoires present in schools, can anchor the culture that the community presents.
Speaking of musical tastes, repertoires, driving questions, concerns and even prejudices, as the life stories, axiological plane, are distinct but cross. The teacher as a mediator of knowledge, will have to plan their actions, and recognize the culture of their students, making the role of music education as an educational tool.
According to Vygotsky (2005), language in its various manifestations, is a constituent of the subjects. Music as artistic language is social in nature, is organized and culturally based. It is present in many social practices, and imbued with values and meanings attributed by the subjects who produce it and enjoy it, because ethics and aesthetics are inseparable.
The Professor. Dr. Antonio Bishop Alexander University of Brazil-Europe Cologne Academy of Science of Culture, the music educator emerges from this perspective as an agent of liberation. The function of music education, not about aesthetics, but cognition and ethics.
The music educator must not only know how to read and analyze the signals of our diverse sound reality - should be concerned with the improvement of their own character. He is not repeating, the esthetician, neither does the scientist or philosopher. Your ultimate goal is understanding, not the ability of the intellect, of reason, but the instance of a deeper, more fundamental, the intelligence of the heart.
We have music on our side, everyone has their tastes, their cultural and moment. She also takes us back many memories, expressed feelings of happiness, grief, sadness and protest.
The art is propagated by the music is diverse and each musician has their likes and adds to compose their fans. Through music we can anchor to the tastes of our community and expand the new school, bringing a taste of classical music, classical, Brazilian popular music and other styles, they have story through the letters and the time lived. Students should be encouraged to know and appreciate new styles, thus, could distinguish musicians who made history of struggle, demands class and even protests.
Another tool that is collaborating with the musical knowledge is the internet, we have search sites that now cover issues relevant to the construction of citizenship. We can add blogs, sites, for example, dealing with themes about music in school, such as ethics, social and other music.
The Internet is on our side and through the advance planning, teachers can input in class music as social language through videos, lyrics and musical rhythms to improve students' cultural and can be dissiminados society.
Music is a means of communication experience from the earliest years of learning and children learn to hear sounds, to recognize differences between them and can use the different games and play music, because there is a natural identification of children with music.
The language is used as a tool of men, which has the same social influences. The teacher can use poetic devices such as rhythm, rhyme, parody, reinforcing the musical language as a teaching resource, linking the sound to the writing.
For the NCP's (1988), let the songs be used in various ways, such as the interpretation and composition, expression and communication, involving the understanding appreciation of music as a product of history and culture.
Teachers can develop activities related to the daily lives of people and students, which may address current issues, historical and natural phenomena.
The technology can be combined with education, students receive information every instant, through the Internet, television, radio, media that are most used by students.
As an example, we have hip hop rhythms, rap that children enjoy the rhythms, beats and sound effects. It would be interesting for the teacher of arts and especially music to interdisciplinary project work room for the various rhythms and lyrics to well stimulate interest.
Music can also provide context in the process of teaching and learning through the areas of languages, so you get the same ease of assimilation of the content offered from kindergarten to elementary school and high school.
Project Evaluation
This collaborative research has provided knowledge on a conscious and ethical teaching of music in schools.
We were able to recognize that music education is something new pedagogically taught in schools and that there is need to promote research and studies for the implementation of music in the school curriculum.
Educators of Art and Music in particular recognize that music is one of the languages that has been present since childhood, represented by lullabies. Professor of Art can enhance all the knowledge and interact with the various musical rhythms embedded in media and technology.
Therefore it is appropriate to the teaching of languages through music to all levels of education, promoting citizenship, ethics and values so important to the formation of the human being.
Bibliographic Reference
www.menc.org
http://www.axezeiro.com.br/noticia/festas/2299, grandson-of-speech-ethics-in-musica.html
www.artigonal.com> Education
pt.wikipedia.org / wiki / Music
BORGES, Alyne Silva. Music as a teaching tool in the process of teaching and learning in Language, Corner of Letters, 2011.
2. Cidade: Primavera do Leste 3.UnB
4. Nome Tutor: Alessandra
5. Nome Projeto: A música como Linguagem Social
6. Nome do Representante: Márcia Roza Lorenzzon
7. Nome do Suplente: Gilson Nunes Wellington Soares
8. Tema a ser abordado:
( x ) Ética
( ) Pluralidade Cultural
( ) Saúde
( ) Sexualidade
( ) Trabalho e Consumo
( ) Meio Ambiente
9. O Tema escolhido esta inserido em outra(s) disciplina(s) que você esta cursando na UAB?
( ) SIM ( X ) NÃO
10. EAP do Projeto Colaborativo
Pretendemos com este projeto, incentivar a prática musical através do canto de letras que interaja com o meio social, respeitando as diversidades individuais e culturais. Socializaremos através da plataforma moodle as pesquisas relacionadas ao tema: A música como linguagem social, com letras de músicas e canto que será apresentada para os colegas do curso e para os tutores.
11. Objetivos do Projeto Colaborativo
Através da pesquisa colaborativa, apresentaremos estratégias musicais que auxiliarão no ensino aprendizagem nas escolas.
Postaremos no blog o projeto com letras musicais, atividades interdisciplinares que objetivará ao leitor conhecer mais sobre a linguagem musical.
12. Expectativa (o que será o produto)?
Este produto será uma ferramenta de divulgação sobre como a música pode colaborar para o crescimento cultural da sociedade.
Ampliará os repertórios e fará uma conexão importante para a aprendizagem musical, levando em consideração a letra, o ritmo e sons diversos.
A música como linguagem social
A música está presente nas nossas vidas, no cotidiano e muitas vezes no ambiente de trabalho. Temos as nossas preferências e podemos escolher aquela que mais fala ao nosso coração.
A música teve vários momentos e acompanhou a história do Brasil, passando pela época das músicas tocadas em igrejas, depois na época da ditadura e hoje vemos tantas letras e ritmos que pode agradar as pessoas. Podemos selecionar aquelas que mais nos agrada e aquelas que trazem mensagens como, valores e ética. Muitos professores e músicos profissionais estão comprometidos com a importância da música que está sendo ensinada ou cantada pelos alunos em geral.
Os poucos músicos que já são educadores, podem contribuir para que a letra e a canção contribua para o intelecto destes alunos e que diante do ensino de diversos estilos e épocas, o aluno possa entender e valorizar as letras que muitos deles não as conhecia.
Para o código de Ética da música, educadores e músicos profissionais desempenham funções fundamentalmente diferentes:
• Educadores musicais contribuem para a música na nossa sociedade, promovendo a ensinar música nas escolas, faculdades e universidades, e a promoção de um maior interesse em música e ao estudo da música.
• Os músicos profissionais contribui com sua performance de música para o público em promover o gozo e a compreensão da música. Este Código se preocupa principalmente com esse papel, embora os músicos profissionais também contribuir, fornecendo música para casamentos, funerais e cerimônias religiosas.
Também podemos destacar a ética entre os músicos, o convívio e o relacionamento nos shows. O cantor Netinho também escreveu sobre a ética na profissão, e fala sobre o bom relacionamento que se deve ter com os colegas cantores e respeitá-los até nos palcos.
Hoje parece que até as relações entre pessoas estão desgastadas e isso nos faz buscar diferenciadas estratégias para a construção de uma narrativa que constrói conhecimentos e auto-conhecimento na comunicação entre os seres.
A música pode ser um instrumento pelo qual o professor contextualize as letras, os ritmos e a mensagem, que pode ser relevante para a formação cidadã dos mesmos. Música enquanto linguagem contribui para o crescimento integral do ser humano, no seu desenvolvimento intelectual, cognitivo, cultural, ético e estético.
Penna (1990, p37), já relatava sobre a necessidade de abordar os gostos e repertórios musicais presentes nas escolas, podendo ancorar a cultura que a comunidade apresenta.
Falar de gostos musicais, de repertórios, impulsiona indagações, preocupações e até preconceitos, já que as histórias de vida, no plano axiológico, são distintas, embora transversais. O professor como mediador de conhecimentos, terá que planejar as suas ações, e reconhecer a cultura de seus alunos, tornando o papel da música como instrumento pedagógico escolar.
Segundo Vigotski (2005), a linguagem nas suas diferentes manifestações, é constituinte dos sujeitos. A música como linguagem artística é de natureza social, é organizada e fundamentada culturalmente. Está presente em inúmeras práticas sociais, sendo impregnada de valores e significados atribuídos pelos sujeitos que a produzem e que a apreciam, pois, ética e estética são indissociáveis.
Quanto o Prof. Dr. Antonio Alexandre Bispo Universidade de Colonia Academia Brasil-Europa de Ciência da Cultura, o educador musical surge, nessa perspectiva, como um agente de libertação. A função da Educação Musical, não diz respeito à estética, mas a cognição e a ética.
O Educador Musical não deve apenas saber ler e analisar os sinais de nossa realidade sonora diversificada – deve estar preocupado com o aprimoramento do próprio caráter. Ele não é, reiterando, o esteta, nem também o cientista ou o filósofo. O seu objetivo último é a inteligência, não aquela capacidade do intelecto, da razão, mas sim a de uma instância mais profunda e fundamental, a inteligência dos corações.
Temos a música ao nosso favor, cada pessoa tem seus gostos, suas manifestações culturais para cada momento. Ela também nos remete muitas recordações, manifesta sentimentos de felicidade, angústia, tristeza e de forma de protesto, ela é a arte propagada pela música, é diversificada e cada músico tem seus gostos de compor, agrega assim seus fãs. Através da música podemos ancorar os gostos de nossa comunidade escolar e ampliar os novos, levar o gosto da música clássica, erudita, a MPB e outros estilos, estes possuem história através das letras e do momento vivido. Os alunos devem ser instigados a conhecer e apreciar novos estilos, assim, poderão distinguir músicos que fizeram história de luta, reivindicação de classe e até de protestos.
Outra ferramenta que está colaborando com o conhecimento musical é a internet, temos sites de pesquisa que ora contempla temas relevantes para a construção da cidadania. Podemos adicionar blogs, sites, por exemplo, que tratam de temas sobre a música na escola, como a ética, a música social e outros.
A internet também está ao nosso favor e através do planejamento prévio, o professor pode inserir nas aulas a música como linguagem social, através de vídeos, letras e ritmos musicais para o aprimoramento cultural dos alunos, podendo ser dissiminados à sociedade.
A música é um meio de vivência a comunicação desde os primeiros anos de aprendizagem e as crianças aprendem a ouvir sons, a reconhecer diferenças entre eles e podem utilizar os diferentes jogos e brincadeiras musicais, pois há uma identificação natural da criança com a música.
A linguagem é utilizada como forma de instrumento entre os homens, em que a mesma possui influências sociais. O professor pode utilizar os recursos poéticos, como ritmo, rimas, paródia, reforçando a linguagem musical como recurso didático, ligando o sonoro ao escrito.
Para o PCN’s (1988), as músicas permitem ser utilizadas de várias maneiras, como, a interpretação e composição, a expressão e comunicação, apreciação envolvendo a compreensão da música como produto histórico e cultural.
Os professores podem desenvolver atividades referentes ao cotidiano das pessoas e dos alunos, que podem tratar de problemas atuais, históricos e fenômenos naturais.
A tecnologia pode ser a aliada da educação, os alunos recebem informações a todos os instantes, através da internet, televisão, rádio, que são meios de comunicação mais usados pelos alunos.
Como exemplo, temos os ritmos hip hop, rap que as crianças apreciam os ritmos, as batidas e efeitos sonoros. Seria interessante que o professor de Artes e em especial o de Música possa elaborar projeto interdisciplinar para trabalhar em sala os diversos ritmos e letras, assim estimular o interesse no próprio aluno.
A música também pode propiciar contextualização no processo de ensino aprendizagem, através das áreas de Linguagens, para que o mesmo obtenha facilidade na assimilação dos conteúdos propostos desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental e médio.
Avaliação do Projeto
Esta pesquisa colaborativa proporcionou um conhecimento sobre o ensino consciente e ético da Música nas escolas.
Pudemos reconhecer que o ensino da música pedagogicamente ensinada é algo novo nas escolas e que há necessidade de promover pesquisas e estudos para a implementação da música no currículo escolar.
Os Educadores de Arte e em especial de Música reconhecem que a música é uma das linguagens que está presente desde a infância, representada pelas cantigas de ninar. O professor de Arte pode aprimorar todo o conhecimento e interagir com os diversos ritmos musicais inseridos na mídia e nas tecnologias.
Portanto que seja oportuno o ensino das linguagens através da musicalização em todos os níveis de ensino, promovendo a cidadania, a ética e os valores tão importantes pra a formação do ser humano.
Referências Bibliográficas
www.menc.org
http://www.axezeiro.com.br/noticia/festas/2299,netinho-fala-de-etica-na-musica.html
www.artigonal.com › Educação
pt.wikipedia.org/wiki/Música
BORGES, Alyne Silva. A música como recurso didático no processo de ensino aprendizagem na Linguagem, Recanto das Letras, 2011.
Tradução em Inglês
Id Polo: UAB 3
2. City: Spring Eastern 3.UnB
4. Tutor Name: Alessandra
5. Project Name: Social Music as Language
6. Name of Representative: Marcia Roza Lorenzzon
7. Alternate Name: Gilson Nunes Wellington Souza
8. Subject to be discussed:
(X) Ethics
( ) Cultural Pluralism
( ) Health
( ) Sexuality
( ) Work and Consumption
( ) Environment
9. The theme chosen this inserted into the other (s) discipline (s) that you are enrolled at UAB?
( ) YES (X) NO
10. EAP Collaborative Project
We intend with this project, encourage the practice of music through singing the lyrics that interact with the social environment, respecting individual and cultural diversity. Socialize through the platform moodle related research theme: music as social language, with lyrics and vocals that will be presented to colleagues and the course tutors ..
11. Collaborative Project Goals
Through collaborative research, will present musical strategies that will assist in teaching and learning in schools.
Post to blog with lyrics for the project, interdisciplinary activities that will aim the reader to know more about the musical language.
12. Expectancy (which is the product)?
This product is a marketing tool for how music can contribute to the cultural growth of society.
Expand the repertoire and make an important connection to musical learning, taking into account the lyrics, the rhythm and sounds different.
Music as social language
The music is present in our lives, and often in the daily workplace. We have our preferences and we can choose the one that speaks most to our hearts.
The song had several times and followed the history of Brazil, through the times of the songs played in churches, then during the dictatorship and today we see so many lyrics and rhythms that can please people. We can select those most like us and those that carry messages such as values and ethics. Many teachers and professional musicians alike are committed to the importance of music being taught or sung by the students in general.
The few musicians who are already teachers, can contribute to the song lyrics and contribute to the intellect of these students and on teaching various styles and periods, the student can understand and appreciate the many letters that do not know.
Code of Ethics for music educators and professional musicians play fundamentally different roles:
• Music Educators contribute to the music in our society, promoting music teaching in schools, colleges and universities, and promote a greater interest in music and music study.
• Professional musicians contribute their performance of music for the public to promote the enjoyment and understanding of music. This Code is concerned primarily with this role, although professional musicians also contribute by providing music for weddings, funerals and religious ceremonies.
We can also highlight the ethical among musicians, living and relationships in the show. Netinho The singer has also written about ethics in the profession, and talks about the good relationship that should be taken with fellow singers and respect them up on stage.
Today it seems that even the relationships between people are worn out and it becomes necessary to find different strategies to construct a narrative that builds knowledge and self-knowledge.
Music can be an instrument by which the teacher contextualize the lyrics, rhythms and the message it brings and what may be relevant to the formation of citizens themselves. Music as language contributes to the growth of the human being, in their intellectual, cognitive, cultural, ethical and aesthetic.
Penna (1990, p37), as reported on the need to address the tastes and musical repertoires present in schools, can anchor the culture that the community presents.
Speaking of musical tastes, repertoires, driving questions, concerns and even prejudices, as the life stories, axiological plane, are distinct but cross. The teacher as a mediator of knowledge, will have to plan their actions, and recognize the culture of their students, making the role of music education as an educational tool.
According to Vygotsky (2005), language in its various manifestations, is a constituent of the subjects. Music as artistic language is social in nature, is organized and culturally based. It is present in many social practices, and imbued with values and meanings attributed by the subjects who produce it and enjoy it, because ethics and aesthetics are inseparable.
The Professor. Dr. Antonio Bishop Alexander University of Brazil-Europe Cologne Academy of Science of Culture, the music educator emerges from this perspective as an agent of liberation. The function of music education, not about aesthetics, but cognition and ethics.
The music educator must not only know how to read and analyze the signals of our diverse sound reality - should be concerned with the improvement of their own character. He is not repeating, the esthetician, neither does the scientist or philosopher. Your ultimate goal is understanding, not the ability of the intellect, of reason, but the instance of a deeper, more fundamental, the intelligence of the heart.
We have music on our side, everyone has their tastes, their cultural and moment. She also takes us back many memories, expressed feelings of happiness, grief, sadness and protest.
The art is propagated by the music is diverse and each musician has their likes and adds to compose their fans. Through music we can anchor to the tastes of our community and expand the new school, bringing a taste of classical music, classical, Brazilian popular music and other styles, they have story through the letters and the time lived. Students should be encouraged to know and appreciate new styles, thus, could distinguish musicians who made history of struggle, demands class and even protests.
Another tool that is collaborating with the musical knowledge is the internet, we have search sites that now cover issues relevant to the construction of citizenship. We can add blogs, sites, for example, dealing with themes about music in school, such as ethics, social and other music.
The Internet is on our side and through the advance planning, teachers can input in class music as social language through videos, lyrics and musical rhythms to improve students' cultural and can be dissiminados society.
Music is a means of communication experience from the earliest years of learning and children learn to hear sounds, to recognize differences between them and can use the different games and play music, because there is a natural identification of children with music.
The language is used as a tool of men, which has the same social influences. The teacher can use poetic devices such as rhythm, rhyme, parody, reinforcing the musical language as a teaching resource, linking the sound to the writing.
For the NCP's (1988), let the songs be used in various ways, such as the interpretation and composition, expression and communication, involving the understanding appreciation of music as a product of history and culture.
Teachers can develop activities related to the daily lives of people and students, which may address current issues, historical and natural phenomena.
The technology can be combined with education, students receive information every instant, through the Internet, television, radio, media that are most used by students.
As an example, we have hip hop rhythms, rap that children enjoy the rhythms, beats and sound effects. It would be interesting for the teacher of arts and especially music to interdisciplinary project work room for the various rhythms and lyrics to well stimulate interest.
Music can also provide context in the process of teaching and learning through the areas of languages, so you get the same ease of assimilation of the content offered from kindergarten to elementary school and high school.
Project Evaluation
This collaborative research has provided knowledge on a conscious and ethical teaching of music in schools.
We were able to recognize that music education is something new pedagogically taught in schools and that there is need to promote research and studies for the implementation of music in the school curriculum.
Educators of Art and Music in particular recognize that music is one of the languages that has been present since childhood, represented by lullabies. Professor of Art can enhance all the knowledge and interact with the various musical rhythms embedded in media and technology.
Therefore it is appropriate to the teaching of languages through music to all levels of education, promoting citizenship, ethics and values so important to the formation of the human being.
Bibliographic Reference
www.menc.org
http://www.axezeiro.com.br/noticia/festas/2299, grandson-of-speech-ethics-in-musica.html
www.artigonal.com> Education
pt.wikipedia.org / wiki / Music
BORGES, Alyne Silva. Music as a teaching tool in the process of teaching and learning in Language, Corner of Letters, 2011.
Comentários
Postar um comentário