Pular para o conteúdo principal

A tecnologia ao nosso favor

A tecnologia está permitindo que avancemos nos conhecimentos, na pesquisa e na criatividade, podemos acrescentar que a TECNOLOGIA está ao nosso favor. Nos últimos anos e em especial no CEFAPRO, tivemos um avanço consideravelmente promissor nas formações das Tic’s. Através do uso das tecnologias, o trabalho enriquece, há uma interação simultânea de nossas ações, através de email, blog e outros meios tecnológicos que permeiam nosso trabalho com as escolas.

Nestes últimos anos, os professores da rede pública puderam aprimorar a formação continuada, que é imprescindível para as melhorias das práticas docentes em sala de aula. A grande maioria dos professores, absorveram rapidamente todas as inovações, puderam conhecer este ambiente e aprenderam através dos cursos de Formação Continuada, publicar textos em blogs, conectar, alimentar os ambientes e inovaram as metodologias educacionais.

Uma pesquisa do departamento de Educação dos Estados Unidos revelou que crianças ao usarem programas online para aprender, ficam nove pontos da média geral e são mais motivados, então trazer a tecnologia ao nosso favor, pode permitir que o professor inove suas práticas e utilize as ferramentas tecnológicas através de jogos em ambientes de interação. As redes sociais já fazem parte da vida de nossos alunos, então podemos incluí-las também como ferramentas de conhecimento e ambientes de discussões, como o orkut, facebook, twitter e outros.

A tecnologia também permite uma interatividade e é isso que buscamos a todo o momento e em especial utilizá-la no Grupo de Estudo de Língua Portuguesa, através da plataforma eproinfo, ambiente interativo e de pesquisa, onde os professores de Língua Portuguesa da rede estadual de Primavera poderão se inscrever e utilizá-lo para aperfeiçoar os estudos de teóricos e metodologias da área de Linguagem.

Nós professores que mediamos estes grupos de estudo, estamos constantemente pesquisando e conhecendo novos ambientes para dar melhor performance aos trabalhos, pois hoje vivemos com uma geração antenada às mudanças que ocorrem constantemente.

Percebo que a família deve ser a primeira aliada da escola, o que precisa é tê-la ao nosso lado e se faz importante compartilhar as metodologias e os projetos que escola desenvolve. A educação aclama pela presença efetiva de nós pais, para entendermos o comportamento dos filhos, o que estão aprendendo e as redes sociais que acompanham.

Discorrendo a leitura na revista Galileu, encontramos um artigo que relata sobre as três gerações que marcaram nestes últimos 60 anos e os quais nós estamos inseridos em uma destas gerações. Gerações que marcaram época e mudaram comportamentos e o jeito de a sociedade pensar.

Há uma geração que deixou marcas, por ser tradicional, são mais práticos e gostam de hierarquias rígidas. A geração X, que permitia pensar em qualidade de vida, liberdade no trabalho e nas relações. A geração Y, com um mundo relativamente estável, estes cresceram em uma década de uma educação mais sofisticada, como a tecnologia que apresentamos anteriormente.

Diante deste histórico social, podemos pensar em estratégias de ensino que se renova a cada dia, como interagir nos sites que trazem revistas eletrônicas, jornais eletrônicos e sites que trazem textos relevantes para realizar estudos, pesquisas e trabalhos colaborativos.

Nós professores que não nascemos nesta era tecnológica, tivemos que adaptar nossas práticas, sair do comodismo de somente utilizar o livro didático, este também utilizados como uma ferramenta dos trabalhos, mas é importante rever nossas práticas pedagógicas, ancorar nossos conhecimentos para tornar as aulas mais atrativas e enriquecedoras, visto que em Mato Grosso a SEDUC já disponibiliza o diário eletrônico e o PPDC online, oportunizando os trabalhos no sistema SIGeduca.

Visualizando esta necessidade e o nosso comprometimento com a educação de qualidade, podemos ter um olhar diferenciado e inovador, atender através do Cefapro às necessidades dos professores das escolas do polo e colaborar para que eles adquiram os conhecimentos e os transmitam para os alunos, pois hoje nossos alunos já participam efetivamente das atividades escolares.

O Grupo de Estudo de Língua Portuguesa, que se inicia no CEFAPRO de Primavera terá este olhar inovador, buscando através de livros, internet e outras ferramentas, teóricos que integram as discussões entre os pares e torne as discussões interativas, já que o foco será buscas de novas metodologias para enriquecer as aulas de Língua Portuguesa, pois sabemos da dificuldade que temos em fazer os alunos ter o gosto pela leitura.

Os professores, seja da rede pública ou privada, têm o comprometimento com a educação, não podemos fazer de conta que damos aula, mas temos que acreditar no nosso potencial e quando não conseguimos saber tudo, precisamos promover a nossa própria formação continuada e proporcionar uma performance inovadora na educação, trazendo a tecnologia ao nosso favor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do livro: "Imagens Quebradas" de Miguel Arroyo

                Qual a imagem  fazemos de nós mesmos e de nossos alunos? Muitos alunos são rotulados pela raça, situação econômica, cor, religião, mas ele é ser humano, ele tem os seus direitos e deveres. Este olhar precisa ser repensado por  nós professores, primeiro respeitarmos a nós mesmos e depois entender o outro, que pode ser quem  encontraremos, na rua, na escola, na padaria, na igreja, na lanchonete....                                                         Ou em qualquer lugar!

PROINFANTIL 2011

Ipês/Av. Campo Grande, Primavera do Leste

Primavera, cidade das flores, dos amigos e dos amores! A cada dia nasce vida nova, colorida... Cidade que acolhe e que nos faz feliz!