Pular para o conteúdo principal

Grupo de Estudo de Língua Portuguesa

O Grupo de Estudo de Língua Portuguesa  tem como próposito de socializar as práticas pedagógicas desta disciplina e refletir sobre a leitura, escrita, compreensão de texto e interpretação.
No dia 15 de setembro estudamos e analisamos o textos que realmente nos faz refletir sobre o verdadeiro papel do professor de Língua Portuguesa.
Lemos e socializamos o capítulo do livro Ler e escrever compromisso de todas as áreas, " Não apenas o texto mas o diálogo em língua escrita é o conteúdo da aula de Português" e  o capítulo do livro: A aula como acontecimento de Geraldi, " Políticas de inclusão em estruturas de exclusão", pela professora Magda, componente do grupo.
Também a professora Ana Dirce compartilhou a todos do grupo sobre o projeto que ela com os alunos realizam "Jornal Mural", que tem como objetivo aprimorar a leitura e a produção de texto.

Márcia Roza Lorenzzon, Professora Formadora de Língua Portuguesa - Cefapro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do livro: "Imagens Quebradas" de Miguel Arroyo

                Qual a imagem  fazemos de nós mesmos e de nossos alunos? Muitos alunos são rotulados pela raça, situação econômica, cor, religião, mas ele é ser humano, ele tem os seus direitos e deveres. Este olhar precisa ser repensado por  nós professores, primeiro respeitarmos a nós mesmos e depois entender o outro, que pode ser quem  encontraremos, na rua, na escola, na padaria, na igreja, na lanchonete....                                                         Ou em qualquer lugar!

Ipês/Av. Campo Grande, Primavera do Leste

Primavera, cidade das flores, dos amigos e dos amores! A cada dia nasce vida nova, colorida... Cidade que acolhe e que nos faz feliz!

Enriquecer a leitura e a escrita

         Para acessar o link, clique no título em azul      Enriquecer a   leitura e a escrita Ler é uma das competências mais importantes a serem trabalhadas com o aluno, principalmente após recentes pesquisas que apontam ser esta uma das principais deficiências do estudante brasileiro. Não basta identificar as palavras, mas fazê-las ter sentido, compreender, interpretar, relacionar e reter o que for mais relevante. Esta seção traz títulos de artigos que abordam a questão da leitura e da literatura.    Artigos Subsídios para trabalhar com poesia em sala de aula. Miriam Mermelstein. Sobre o gosto da leitura na escola. Miriam Mermelstein. Formação de Leitores: um salto necessário para a escola pública. Maria Aparecida Ceravolo Magnani. Série Idéias n.13. São Paulo: FDE, 1994. p. 13-14. A Importância da Leitura na Sociedade...