Pular para o conteúdo principal

Grupo de Estudo de Língua Portuguesa, 2012

Iniciamos o Grupo de Estudo de Língua Portuguesa deste ano, com a participação dos professores da área de linguagem das redes estadual e municipal de Primavera do Leste, com o intuito de continuar as leituras e socializações sobre o ensino da Língua Portuguesa na perspectiva de fomentar as discussões e aprimorar as práticas pedagógicas no  trabalho com a  leitura, escrita e interpretação, levando em conta os saberes dos alunos. As linguagens são construídas historicamente, em situação de interação social, assim, o uso que fazemos delas é mediado pelas relações sociais.
Para Bakhtin (1992,35-36), “a alteridade define o ser humano, pois o outro é indispensável para sua concepção: é impossível pensar no homem fora das relações que o ligam ao outro”.

O grupo reunirá uma vez por mês com a carga horária de 40h e será coordenado pelas Professoras Formadoras Márcia e Simone-Cefapro.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do livro: "Imagens Quebradas" de Miguel Arroyo

                Qual a imagem  fazemos de nós mesmos e de nossos alunos? Muitos alunos são rotulados pela raça, situação econômica, cor, religião, mas ele é ser humano, ele tem os seus direitos e deveres. Este olhar precisa ser repensado por  nós professores, primeiro respeitarmos a nós mesmos e depois entender o outro, que pode ser quem  encontraremos, na rua, na escola, na padaria, na igreja, na lanchonete....                                                         Ou em qualquer lugar!

Ipês/Av. Campo Grande, Primavera do Leste

Primavera, cidade das flores, dos amigos e dos amores! A cada dia nasce vida nova, colorida... Cidade que acolhe e que nos faz feliz!

Enriquecer a leitura e a escrita

         Para acessar o link, clique no título em azul      Enriquecer a   leitura e a escrita Ler é uma das competências mais importantes a serem trabalhadas com o aluno, principalmente após recentes pesquisas que apontam ser esta uma das principais deficiências do estudante brasileiro. Não basta identificar as palavras, mas fazê-las ter sentido, compreender, interpretar, relacionar e reter o que for mais relevante. Esta seção traz títulos de artigos que abordam a questão da leitura e da literatura.    Artigos Subsídios para trabalhar com poesia em sala de aula. Miriam Mermelstein. Sobre o gosto da leitura na escola. Miriam Mermelstein. Formação de Leitores: um salto necessário para a escola pública. Maria Aparecida Ceravolo Magnani. Série Idéias n.13. São Paulo: FDE, 1994. p. 13-14. A Importância da Leitura na Sociedade...