Pular para o conteúdo principal

Musicalidade no currículo escolar - 30 de julho de 2012, EE Alda Scopel

Segundo Bréscia (2003, p.25), a música é “uma linguagem universal, tendo participado da história da humanidade desde as primeiras civilizações”.


Muito além de formar músicos profissionais ou especialistas na área, a Educação Musical auxilia no desenvolvimento cultural e psicomotor, estimula o contato com diferentes linguagens, contribui para a sociabilidade e democratiza o acesso à arte.
Contribui para o desenvolvimento da sabedoria e o convívio social dos alunos, aprimorando a aprendizagem, necessária na vida escolar , através da sua aplicação de forma correta e prazerosa.
Nesta perspectiva, tivemos este momento na Sala de Educador da EE Alda Scopel para refletirmos sobre esta musicalidade, sobre o que os alunos ouvem, quais seus gostos e pensar em propostas de trabalho que oportunizem o ensino aprendizagem da música, voltado para o repertório diversificado e reflexivo.
 
Professora Márcia Roza Lorenzzon - Cefapro de Primavera do Leste.
 
 
 




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte/ Ministério da Educação: Secretária de Educação Fundamental. 3ª ed. 1997, Brasília: A secretaria, 2001. 130p. vol.06.

BRÉSCIA, V. L. P. Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.

DURAN, M. C. G. Alfabetização: teoria e prática. Disponível em: . Acesso em 07 de junho de 2008.

GAINZA, V. H.. Estudos de Psicopedagogia Musical. 3ª ed. São Paulo: Summus, 1988.

GARIBA, C. M. S. Dança escolar: Uma linguagem possível na educação física. Disponível em: Acesso em 18 de outubro 2008.

LAGINSKI, F. A importância da música na educação. Disponível em: Acessado em 15 de outubro de 2008.

MÁRSICO, L. O. A criança e a música: um estudo de como se processa o desenvolvimento musical da criança. Rio de Janeiro: Globo, 1982.

NEGRINE, A. S.. Aprendizagem e desenvolvimento infantil a partir da perspectiva lúdica. Revista Perfil, ESEF/UFRGS, v. I n. 01, p. 04-12, 1997.

ONGARO, C. F.; SILVA, C. S.; RICCI, Sandra Mara. A importância da música na aprendizagem. Disponível em: http://www.alexandracaracol.com/ficheiros/music.pdf. Acesso em 07 de junho de 2008.
FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre a música e educação – São Paulo, Unesp, 2005


Orquestra Sinfônica da UFMT

www.osufmt.blogspot.com/Em cache




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do livro: "Imagens Quebradas" de Miguel Arroyo

                Qual a imagem  fazemos de nós mesmos e de nossos alunos? Muitos alunos são rotulados pela raça, situação econômica, cor, religião, mas ele é ser humano, ele tem os seus direitos e deveres. Este olhar precisa ser repensado por  nós professores, primeiro respeitarmos a nós mesmos e depois entender o outro, que pode ser quem  encontraremos, na rua, na escola, na padaria, na igreja, na lanchonete....                                                         Ou em qualquer lugar!

Ipês/Av. Campo Grande, Primavera do Leste

Primavera, cidade das flores, dos amigos e dos amores! A cada dia nasce vida nova, colorida... Cidade que acolhe e que nos faz feliz!

Escrita da Pesquisa em Educação na Região Centro-Oeste

Este livro ao qual eu e Profa Dra Simone Albuquerque/UFR fazemos parte com um capítulo intitulado: " O Professor Iniciante em Práticas Diferenciadas em Projetos Colaborativos Universidade/Escolas" , apresenta pesquisas relevantes dos programas de Pós-Graduação da Região Centro-Oeste.